Projeto Anual 2017 – Ano Internacional do Turismo Sustentável Para o Desenvolvimento

Publicado em 19.janeiro.2017 - Projetos Escolares - Sem comentários

ano internacional

“Uma geração vai, e outra geração vem, mas a terra para sempre permanece”. Ecl. 1.4

 

A Assembleia Geral 70 das Nações Unidas designou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

  1. Esta é uma oportunidade única para sensibilizar sobre a contribuição do turismo sustentável para o desenvolvimento entre os tomadores de decisão do setor público e privado, enquanto a mobilização de todas as partes interessadas a trabalhar em conjunto para tornar o turismo um catalisador para uma mudança positiva.
  2. A decisão de adotar 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento ocorreu em um momento particularmente importante, quando a comunidade internacional adotou a nova Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento (ODS), aprovados pela Assembleia Geral da ONU em setembro de 2015. O turismo aparece como meta em três dos novos objetivos globais da ONU: no 8, 12 e 14.
  3. Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Objetivo12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

  1. No Contexto da Agenda de Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, o Ano Internacional do Turismo Sustentável visa apoiar mudanças nas políticas, práticas de negócios e comportamento do consumidor no sentido de um setor do turismo mais sustentável do que pode contribuir para o desenvolvimento.

 O IY2017 irá promover o papel do turismo em cinco áreas-chave:

  1. Crescimento econômico inclusivo e sustentável.
  2. Inclusão social, o emprego e a redução da pobreza.
  3. Mudança de eficiência dos recursos, a proteção do ambiente e do clima.
  4. Valores culturais, diversidade e patrimônio.
  5. Compreensão mutua, paz e segurança.

“Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente, nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar, e isso faz Deus para que haja temor diante dele”. Ecl. 3.1

 

Cuidado Responsável com o Planeta

O Brasil é um país abençoado, realmente não temos aqui terremotos de grande escala, fortes furacões, tufões, vulcões em atividade e outras catástrofes que fazem parte da vida de milhões de pessoas no mundo. Em contraposição, temos outros problemas, que podem ser considerados desastres naturais quando fazem vítimas. Os mais substanciais são a seca, a geada, as enchentes, a erosão, as queimadas, os deslizamentos, etc.

Estamos percebendo que o mundo está entrando em colapso, desastres naturais estão cada vez mais frequentes no mundo. A natureza está reagindo a todas as ações humanas através dos tempos, e até mesmo aqui no Brasil, país conhecido por não haver esse tipo de evento, as coisas começaram a mudar.

A natureza está nos alertando das nossas ações, só precisamos nos conscientizar para tentar evitar perigos enormes para a população mundial, prestando atenção nos sinais e melhorar nossa conduta perante a mãe natureza.

Cuidado Responsável acerca do Planeta, requer um repensar de valores, um planejamento dos nossos hábitos e uma redefinição dos conceitos de qualidade de vida.

Alimento saudável, água limpa e abrigo existem em abundância na natureza, basta que com ela cooperemos.

           Maddalena Dal Bo Chimara

                  Diretora Pedagógica