Publicado em 14.09.2018 - Blog do CBP - Sem comentários

jesus

A promessa maravilhosa de vida alegre, satisfeita, realizada, completa e feliz que temos em Jesus é algo que deve direcionar e esperançar nossa vida, contudo, vale a atenção que esta promessa vem logo na sequencia do alerta da ação do inimigo.

“O inimigo vem para roubar, matar e destruir… “

Sim, há um adversário de nossas vidas que tem objetivos claros e bem definidos e é bom que lembremos que o nosso adversário não descansa, está constantemente ao nosso redor bramando, procurando espaço e brechas para nos atacar, a nós e aos nossos filhos.

E alguns destes espaços são melhor encontrados na inocência e distração de nossos filhos:

A Boneca Momo é a nova onda de internet que tem “rodeado” nossas crianças, adolescentes e jovens, depois dos já conhecidos e divulgados jogos / desafios da:

  • DESMAIO – um prende a respiração e o outro pressiona o peito do ‘amigo’ fortemente contra uma parede para ver quem aguenta e quem desmaia. A forte ação e a perda brusca de oxigênio no cérebro podem provocar sequelas neurológicas e levar à morte.
  • CANELA EM PÓ – pegar uma colher cheia de canela em pó e engolir, o desafio que parece inofensivo pode gerar queimação nas vias aéreas, levando a lesões graves no sistema respiratório – principalmente pulmões, ao ponto de gerar uma parada respiratória.
  • 500 ml de CERVEJA – o desafio consiste em beber a droga legalizada de uma única vez e desafiar três amigos a fazer o mesmo, além de encaminhar o adolescente ao vício, seu organismo despreparado para tal substância nesta dosagem (alguns desafios são de 1L), pode gerar coma alcoólico, destruição das células hepáticas, e ainda, se a criança/adolescente tiver problemas cárdicos e ou respiratórios, pode levá-la ao óbito por pancreatite aguda.
  • GÁS DE BUZINA – o desafio consiste em aspirar o gás da buzina. Entre outros riscos, há um agravante da venda livre, qualquer criança consegue comprar em qualquer estabelecimento comercial. Ao inalar o gás da buzina, a criança corre riscos severos ao sistema cardiorrespiratório e ao sistema nervoso central. Se a pessoa tiver problemas no coração, pode ter uma morte súbita.
  • ENFORCAMENTO – o desafio consiste em ENFORCAR-SE – isto mesmo, e cronometrar o tempo que permanece enforcado, muitos fazem tal desafios sozinhos e não conseguem se soltar.
  • BALEIA AZUL – o desafiado é “guiado por um tutor” que lança até 50 desafios para serem cumpridos, itens como: Assistir filmes de terror, passar horas em claro, levantar todos os dias 4h20, pequenas mutilações no corpo, até o desafio final que pode levar à morte.

No mês de agosto, fomos mais uma vez terrivelmente surpreendidos com a triste noticia de uma criança de 10 anos, aluno de um Colégio em nossa região, que assumiu o desafio da “Boneca Momo”. O jogo incentiva crianças e adolescentes a cometerem atos de violência, se mutilarem e até mesmo cometerem suicídio. E aqui queremos deixar um alerta!

Mas, voltando à nossa fala inicial, a palavra final não é a do inimigo, há uma promessa de vida e vida em abundância para aqueles que estão em JESUS.

O Colégio Batista da Penha através da Capelania e da Escola da Inteligência tem atuado com temas inspiradores e discutido de maneira objetiva com seus alunos sobre estas e outras questões do tempo presente, e, também, através dos cultos mensais em cada classe e do culto geral com alunos e funcionários ministrando o Amor de Deus que Salva, Cura, Liberta e Transforma.

Incentivamos a você pai, mãe, avô, avó, enfim, responsável que converse com suas crianças e adolescentes sobre estes desafios da internet, dê a eles a confiança e o espaço necessário para a discussão de temas variados, e ainda, que você como responsável tenha acesso ao conteúdo acessado pelos menores. Lembrando, ainda, que pela legislação vigente a idade mínima para ter conta própria em rede social é de 13 anos, contudo, segundo reportagem da Folha de 25 Abril de 2018, 62% das crianças de 9 a 10 anos que acessam internet, tem conta própria em rede social, e 76% na faixa de 11 a 12 anos.

É tempo de unirmos forças e combatermos o bom combate pela vida abundante de nossas crianças e adolescentes.

Deus abençoe a você e a sua casa!

Publio Azevedo

Capelão