Publicado em 29.06.2016 - Blog do CBP - Sem comentários

Capelania Escolar

DICA DO CAPELÃO

Sexualidade – Bênção de Deus para a humanidade

A sexualidade sempre foi um tema de interesse e curiosidade entre os alunos. Meninos e meninas, pré-adolescentes e jovens estão em formação da própria identidade também nas questões sexuais.

Atento a isto, o Colégio Batista da Penha, através da Capelania Escolar, propôs debates em sala de aula neste mês de Junho, conduzindo o tema a partir da Palavra de Deus.

A verdade é que nossos filhos e também nós adultos somos bombardeados constantemente sobre questões sexuais, através de filmes, novelas, mini séries, games, propagandas diversas, e, infelizmente, de maneira imprópria e, às vezes, chula e promíscua.  Fato este que pode levar a criança e o jovem, ainda em formação, a desenvolver uma visão equivocada sobre o seu próprio corpo, relações de amizade, namoro e, adiante, casamento.

Se muitos são as imagens, falas, especialistas e pessoas que falam sobre o tema, a grande questão é: A quem devemos ouvir?

É imprescindível que escutemos o que o Deus Criador que nos ama diz sobre o tema, Ele é quem tem autoridade para nos indicar o caminho.

1º e mais importante ponto, que direcionará nossa visão sobre a sexualidade, está em compreender que: A SEXUALIDADE É BÊNÇÃO DE DEUS PARA HUMANIDADE!

Sim, os órgãos sexuais, o sistema reprodutório, bem como, as relações sexuais foram criados pelo Deus Eterno para alegria, prazer e realização plena do Ser Humano. Ser Humano este criado à Sua Imagem e Semelhança.Criados de maneira completa e perfeita! Não carece de ajustes, reparos e/ou acertos durante a história. A sexualidade humana é perfeita e uma bênção de Deus para nós.

É importante entendermos isto de maneira bem clara: o ato pecaminoso praticado por Adão e Eva não está em NADA relacionado à sexualidade humana, e sim com sua desobediência à voz do Eterno. Ou seja, o sexo por si só não é pecado, todavia, há um direcionamento do Deus Eterno para que este seja bênção para nós.

Vale lembrar que a cada dia da obra de Deus concluída, o Eterno declara que: Viu Deus o que fizera, e era Bom!

Ao término de toda Sua obra concluiu:

E Viu Deus TUDO quanto havia feito, e TUDO era muito bom. Gn 1.31

e neste “tudo” está a sexualidade e as relações sexuais entre Adão e Eva.

Sendo a sexualidade bênção do Deus Eterno para humanidade, o que nos importa é compreender, aceitar e praticar esta bênção dentro do padrão estabelecido pelo próprio Deus Criador. E qual padrão é este?  De maneira bem objetiva Deus – o Criador, define as relações no seguinte formato:

 

1 – HETEROSSEXUALIDADE

– Criou Deus o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus os criou,  Macho e Fêmea os criou. Gênesis 1.27

Como já vimos acima, a obra do Eterno é completa e não carece de ajustes e ou reparos durante a história humana.

2 – MONOGAMIA

 – Um homem para Uma Mulher, um Adão para Eva, e apenas uma Eva para Adão.

Mesmo sendo o começo da história, o Eterno não privilegia a multiplicação (poligamia) diante do padrão de perfeição (fidelidade e monogamia), ou seja, Deus não cria várias mulheres para agilizar a multiplicação, não havia pressa, e sim, perfeição!

E, ainda no padrão estabelecido pelo Eterno, há um terceiro ponto (não inferior aos anteriores) a ser observado:

3 – FIDELIDADE

– Não Adulterarás – Não cobiçarás a mulher do próximo.

Não havia possibilidade de infidelidade no inicio da criação e, após o pecado, o Deus Eterno indica o caminho excelente para as relações conjugais que dão valor as sociedades no tempo.

Para nossos alunos foi demonstrado que as diferenças entre meninos e meninas são mais do que anatômicas e que há necessidade de respeito à pessoa humana, e isto é independente de raça, credo, opção sexual, condição social, idade etc.

Contudo, o caminho para realização plena de nossa humanidade está no direcionamento dado pelo Deus Eterno.

Agora, se a prática sexual é algo benéfico, que traz alegrias e realizações físicas, emocionais, psíquicas e sociais, a pergunta que não quer calar na cabeça dos adolescentes é: E eu, quando devo iniciar minha carreira sexual?

A bíblia também nos responde:

Há um tempo determinado para todas as coisas. Eclesiastes 3.1

A ação antecipada, fora do padrão de excelência do Deus Eterno não trará apenas o risco da rejeição, gravidez indesejada, conflitos emocionais profundos e risco às DSTs, o que de pior que pode nos ocorrer é entristecer o Deus Eterno.

 

Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne.
Gênesis 2.24

 

Que o Deus Eterno continue a nos fortalecer para andarmos diante do Seu Conselho e Vontade, que é bom, perfeito e agradável.

Até o próximo.

Foto Públio



Pastor Publio Azevedo
Capelão e Professor do CBP