Publicado em 19.06.2018 - Projetos Escolares - Sem comentários

 

Portuguese SDG Icons-1

A ODS consiste em 17 objetivos para promover o desenvolvimento sustentável no planeta com 169 metas a serem alcançadas até 2030 (agenda 2030).

Os ODS são o resultado de um processo de negociação que durou três anos e inclui participantes da sociedade civil e representantes de governos e setor privado.

Nessa agenda, estão previstas ações nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança de clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico incluso, infraestrutura, industrialização, entre outras.

A agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável reconhece a disparidade de oportunidades, de riqueza e de poder como imensos desafios para alcançar o desenvolvimento sustentável. Com o tema “Não deixar ninguém para trás”, os ODS representam um plano ambicioso e ousado para acabar com a pobreza, reduzir as desigualdades e combater as mudanças do clima.

De acordo com relatório, a proporção da população mundial que vive abaixo da pobreza extrema caiu para mais da metade entre 2002 e 2012. A proporção das crianças que sofrem de nanismo com menos de 5 anos caiu 33% em 2012 para 24% em 2014.

Entre 1990 e 2015, os indicadores de mortalidade infantil caíram de 44% para menos da metade.

Em 2015, 6,6 bilhões de pessoas ou 91% da população global, usam uma fonte melhorada de água potável.

Estamos no caminho para o alcance destes objetivos.